doenças vasculares

O que são doenças vasculares?

As doenças vasculares são um dos problemas mais recorrentes do corpo humano. Nesse sentido, quando não tratadas, podem provocar graves prejuízos à saúde dos pacientes. Por isso, é importante conhecer mais sobre elas, os sintomas que produz e as formas de tratamentos disponíveis. Nesse post, você vai entender um pouco mais sobre a anatomia do corpo humano, o funcionamento do sistema circulatório e descobrir quais as doenças que acometem essa região.

Como funciona o sistema circulatório?

O corpo humano é formado, entre outras coisas, por artérias, veias e vasos linfáticos. Cada um deles desempenha uma tarefa específica e importante para o funcionamento do organismo. As artérias são os vasos responsáveis pela condução do sangue do coração para as extremidades.  Já as veias realizam o processo inverso, conduzindo o sangue das extremidades de volta para o coração. Por fim, os vasos linfáticos realizam o transporte dos glóbulos brancos e da linfa, um líquido produzido no sangue composto de proteínas e gorduras.  Esses três formam o sistema circulatório. Assim, a doença vascular pode ocorrer quando há alguma barreira que cause impacto no transporte do sangue, dos glóbulos brancos ou da linfa, interrompendo o seu fluxo.

Quais as doenças vasculares mais comuns?

As doenças vasculares têm origem no mau funcionamento da circulação arterial ou em algum distúrbio no fluxo do sangue venoso que retorna para o coração.  Quando o problema é nas artérias, há a ausência de sangue rico em nutrientes e oxigênio para irrigar os tecidos. Por outro lado, quando acomete as veias, haverá maior dificuldade de retorno do sangue para o coração. Ambas as situações podem provocar diferentes patologias. Entre as mais frequentes estão as varizes, aneurismas, trombose venosa profunda (TVP), pé diabético, acidente vascular cerebral (AVC), doença arterial obstrutiva periférica, claudicação intermitente e aterosclerose.

Quais são os sintomas?

Os sintomas variam conforme as causas e tipos das doenças. No entanto, como  afetar a mesma região, os pacientes apresentam sinais semelhantes, como por exemplo:
  • Dor e cãibras ao andar ou ao se exercitar;
  • Sensação de peso nas pernas;
  • Cansaço;
  • Inchaço, aperto, dormência ou formigamento nas extremidades que desaparecem quando o paciente está em repouso;
  • Mãos, pernas e pés frios;
  • Cor pálida ou azulada nas pernas;
  • Pulso fraco ou ausente nas extremidades;
  • Disfunção erétil;
  • Inflamação das pernas;
  • Atrofia muscular;
  • Queda de pelo nas pernas ou nos pés à noite.
Em períodos de muito calor, esses sintomas são mais intensos. Quando há a evolução de um distúrbio venoso, podem surgir pigmentos marrons na pele, eczema e até úlceras.

Quais os fatores de risco para essas doenças?

Existem fatores de risco que estão associados à causa ou à predisposição dessas doenças em determinados grupos de pessoas que o possuem. Em suma, os principais fatores de risco são colesterol alto, obesidade, tabagismo, sedentarismo, histórico familiar e excesso de estresse. Por fim, as pessoas do sexo feminino e que estejam acima dos 50 anos também estão mais propensas a desenvolver uma patologia vascular.  Acredito que agora você já sabe tudo o que precisa sobre as doenças vasculares. Se suspeitar da presença de algum sintoma, procure um profissional especializado no assunto. Quer saber mais? Clique no banner!
Clínica Multiespecialidades em Ibatiba

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp